Contagem / MG
vendas1@lavictintas.com.br (31) 3351-2577

Saiba tudo sobre piso para concessionárias

1 Curtidas. 14629 Visualizações

Você sabe qual é o piso para concessionárias mais utilizado? Neste artigo que preparamos, explicamos tudo o que você precisa saber. Acesse agora e confira!
 

O tipo de piso mais utilizado em concessionárias é o epóxi. Além de ter um ótimo aspecto estético, ele oferece uma excelente resistência e facilidade de manutenção. Continue lendo e saiba mais sobre esse tipo de piso para concessionárias.

A principal vantagem do piso epóxi é que ele é de fácil e rápida aplicação, ou seja, não irá comprometer o processo produtivo, pois o ambiente não ficará muito tempo parado para a reforma.

Além disso, esse tipo de piso suporta queda de diversos materiais químicos sem ser corroído,e  portanto, apresenta uma grande resistência química. 

Veja a seguir todas as informações sobre o piso para concessionárias.

O que é piso epóxi?

O piso epóxi é uma combinação de resinas e endurecedores, que formam um revestimento resistente a rachaduras, trincas e outras imperfeições comuns em superfícies que sofrem com alto tráfego de veículos e pessoas. 

Além disso, eles são altamente resistentes a efeitos de pressão, impactos, abrasão, umidade e contato com produtos químicos.

Tipos de piso epóxi para concessionárias

Existem três tipos mais comuns de piso epóxi para indústria, sendo cada um indicado para um tipo de atividade. Veja a seguir alguns dos mais usuais.

  • Piso epóxi com base de água: usado para acabamento e proteção dos pisos em estrutura de concreto;

  • Piso epóxi com base de solvente: utilizado em áreas internas e externas, aumentando a resistência;

  • Piso epóxi com altos sólidos: usados em pisos de concreto ou de argamassa. São o de maior resistência a desgastes de alto tráfego de veículos e pessoas. Além disso, possuem características antiderrapantes.

Benefícios do piso epóxi para concessionárias

O piso epóxi é composto por uma resina plástica especial, garantindo uma alta resistência e uma vida útil satisfatória.

Confira a seguir os principais benefícios desse tipo de piso para as concessionárias. 

  • Esse piso forma uma camada resistente a processos comuns do segmento, como a pressão, impactos, umidade, abrasão e ao contato com produtos químicos;

  • É de fácil higienização, pois não acumula sujidades;

  • Possui um excelente custo x benefício se comparado a outros tipos de piso;

  • Fácil instalação e manutenção;

  • Tem um excelente aspecto estético;

  • Resistente ao alto fluxo de veículos e pessoas;

  • Possível realizar o acabamento em cores diversas;

  • Alta resistência à abrasão e aos produtos químicos;

  • Aspecto brilhante;

  • Moldabilidade a diversos tipos de piso;

  • Qualidade de acabamento;

  • Resistência a variações de temperatura;

  • Revestimento asséptico;

  • Textura nivelada e lisa.

Processo de instalação do piso epóxi em concessionárias

Conforme mencionado, a instalação do piso epóxi é fácil e rápido. Veja a seguir as principais etapas do processo de instalação. 

  • Antes de mais nada, é preciso preparar a base do local que irá receber o revestimento com piso epóxi. Uma máquina específica irá polir e abrir e a porosidade do piso, para aumentar a adesão do revestimento à base.

  • Em seguida, é preciso aspirar o local, para que nenhuma poria atrapalhe o processo de aplicação do piso.

  • Após esse processo, é hora de aplicar o primer epóxi, sendo um produto que garante maior aderência entre a base e a tinta epóxi que será aplicada. Esse primer deverá secar por 12 horas.

  • Após esse tempo, é realizado o processo de lixamento, que irá corrigir possíveis volumes indesejados e deixar a base mais regular. Essa etapa é essencial, pois é ela que irá garantir maior brilho ao piso.

  • Depois do polimento, será preciso aspirar novamente a área.

  • Por fim, será aplicada a tinta epóxi, com o auxílio de uma desempenadeira ou máquina airless. Geralmente são realizadas duas demãos, para ser garantida a resistência e tenha uma melhor qualidade no acabamento.

Todo processo de aplicação do piso epóxi exige atenção e conhecimento técnico. Para garantir um revestimento de qualidade, é fundamental contar com pessoal treinado e experiente. 

Manutenção e cuidados do piso epóxi em concessionárias

Para aumentar a vida útil e garantir um alto brilho desse tipo de piso para concessionárias é essencial ter alguns cuidados e realizar manutenções periódicas.

Alguns cuidados para evitar gastos com manutenção incluem: 

  • Ao realizar a limpeza, utilize um detergente específico para piso epóxi;

  • Não utilize produtos com ácidos ou alcalinos;

  • É importante sempre realizar a limpeza antes de aplicar a cera;

  • Quanto a cera, ela também deve ser específica para piso epóxi. Esse top de cera deixa o piso mais brilhante e geralmente é antiderrapante;

  • Não realize a limpeza com temperaturas muito elevadas;

  • Tire o pó, no mínimo, uma vez por semana para evitar arranhões e desgastes no piso;

  • Caso o revestimento seja antiderrapante, utilizar vassoura com cerdas macias;

  • Passe aspirador nos rejuntes, no mínimo, uma vez por mês;

  • Limpe os respingos de óleo, produtos químicos e de água imediatamente com um pano macio;

  • A cada três meses faça uma limpeza geral retirando todos os carros, ferramentas e outros itens;

  • Em caso de manchas mais persistentes, usa uma escova dura de náilon para removê-las;

  • Se forem manchas de ferrugens, use um limpador à base de ácido lático; 

  • No caso de manchas de pneu, use um desengordura específico para piso epóxi;

  • Caso pretenda deixar um veículo parado por muito tempo no local, estacione-o com as rodas em cima de um tapete ou de folhas de papelão.

Com relação à manutenção, ela deve acontecer periodicamente para não prejudicar o processo produtivo das concessionárias. Com o tempo, acontece naturalmente um desgaste do piso.

Alguns exemplos de manutenções comuns necessárias são pontos de falhas e fissuras indicadas, que podem ser corrigidas com endurecedores como argamassa de alta resistência, poliuretano e até mesmo epóxi. 

Exemplos de uso bem-sucedido

Existem inúmeras possibilidades do uso de piso epóxi em concessionárias. Eles são geralmente utilizados para realizar a revitalização do piso existente no local. 

Separamos alguns exemplos de uso bem-sucedido do uso do piso em diversos ambientes de trabalho. 

Eliminar os rejuntes de lajotas e cerâmicas

É possível utilizar o piso epóxi para eliminar os rejuntes das lajotas ou cerâmicas e evitar acúmulo de sujeiras, ruídos, solavancos e outros problemas relacionados ao processo produtivo.

Piso contaminado com graxa e óleos

Com o uso desse tipo de piso é possível realizar com mais facilidade a remoção de piso contaminado com graxa e óleos, sendo um problema frequente em ambientes como concessionárias.

Revestimento de piso antigo com trincas e buracos

Geralmente acontece em pisos de concreto sem juntas de dilatação, trincas e buracos, que prejudicam o processo produtivo e causam ruído, desgastes de veículos, entre outros fatores. Realizar a aplicação de piso epóxi resolve esse problema, pois ele é mais resistente ao tráfego intenso.

Piso danificado por Tráfego pesado

Em ambientes industriais é comum o uso de empilhadeiras, carrinhos com rodízios e outros veículos pesados. Os pisos de concreto não possuem a proteção necessária e a superfície acaba sendo degradada com o tempo. 

O piso epóxi é um grande aliado na recuperação do piso e no aumento da resistência aos impactos causados pelo tráfego desse tipo de veículo. 

Piso em ambiente sujeito a produtos químicos

Dependendo do tipo de processo realizado no local podem ser utilizados produtos químicos alcalinos e ácidos, que podem impermeabilizar pelo contrato e causa a contaminação do solo e do lençol freático. 

Para evitar esses possíveis danos ambientais, o revestimento com piso epóxi é o mais indicado, pois eles conseguem evitar esse tipo de contaminação. 

Pisos temáticos

É possível ainda utilizar o piso epóxi para conferir um aspecto visual mais bonito ao local. Você pode combinar esse tipo de piso com adesivos, com a logo da empresa ou desenhos diversos, por exemplo, sem comprometer a funcionalidade.

Soluções de piso epóxi para concessionárias

A Lavic possui os melhores produtos de piso epóxi da Renner para sua concessionária. 

A Lavic tem mais de 30 anos de tradição e qualidade, atendendo a todo o estado de Minas Gerais. Somos representantes e distribuidores autorizados da Renner Coatings, HM Rubber e Tornado Equipamentos.

Nossa equipe de vendas é altamente treinada e especializada, e está apta a atender a todas as suas necessidades, desde a pré-venda até a pós-venda. Oferecemos suporte técnico durante todo o processo.

Temos muitas dicas importantes sobre os processos de revestimentos em nosso blog. Confira todos os posts clicando aqui. Aproveite e deixe seu comentário.

Entre em contato conosco e realize seu orçamento!

Endereço: Av. João César de Oliveira, 3947, Loja B, Eldorado, Contagem - MG

Site: https://www.lavictintas.com.br/index.asp

Telefones: (31) 3351-2577 / (31) 99841-5395 - WhatsApp

E-mails: vendas@lavictintas.com.br / vendas1@lavictintas.com.br




PUBLICADA EM: 06/02/2023 13:36:34 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Lavic Tintas



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Lavic Comércio de Tintas Ltda ME
CNPJ: 10.885.810/0001-26

Endereço e contatos

Av. João Cesar de Oliveira, 3947  - Loja B
Eldorado - Contagem / MG
CEP: 32340-001

(31) 3351-2577
(31)998415395

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.