Contagem / MG
vendas1@lavictintas.com.br (31) 3351-2577

Tudo Sobre Pintura Industrial

0 Curtidas. 15321 Visualizações

Quer entender o que é a pintura industrial e como ela funciona? Neste post explicamos tudo o que você precisa saber. Acesse agora e confira! 

A pintura industrial é uma das técnicas de proteção anticorrosiva mais utilizadas em diversos segmentos devido ao seu ótimo custo/benefício, facilidade de aplicação e manutenção, aplicabilidade de cores e estética final elevada.

Sendo a proteção anticorrosiva a principal finalidade da pintura industrial, o uso da mesma é de fundamental importância porque protege as superfícies metálicas e não-metálicas da corrosão e por consequência aumenta sua durabilidade.

Devido a sua grande popularidade e amplo leque de aplicação, é fácil encontrar diversos exemplos de utilização desta técnica no dia-a-dia dos mais variados setores da indústria.

Continue lendo e confira tudo sobre a pintura industrial.

Tipos de pintura industrial

A pintura industrial é dividida em dois tipos, sendo eles: 

  • Pintura industrial de fabricação em série: quando a aplicação é realizada utilizando instalações fixas. Exemplo: cabines de jateamento e pintura para botijões de gás.

  • Pintura industrial de campo: aquela cuja aplicação das tintas é realizada utilizando instalações móveis. Exemplo: utilização de máquinas airless para revitalização da pintura do casco de navios no pátio de estaleiros.

Como realizar a pintura industrial?

Antes de mais nada, é preciso realizar o preparo da superfície adequadamente e realizar a remoção de óleos, graxas, gorduras e produtos de corrosão. 

Essa primeira etapa é a fase mais importante pois a preparação da superfície é determinante para o contato entre a tinta de fundo e a superfície que está sendo protegida e portanto garante a correta aderência da pintura.

Vale ressaltar que o tópico preparação de superfície é complexo e demandaria uma postagem individual para descrevê-lo de maneira minimamente contundente.

Após a preparação da superfície, iniciam-se as etapas de execução da pintura propriamente ditas. Estas dependem do tipo de esquema de pintura especificado - podendo variar em número de camadas, número de demãos por camada, espessura de camadas e final, tipo de tintas sendo aplicadas e outras características de projeto, geralmente relacionadas a expectativa de vida e o acabamento desejados.

Esquemas de pinturas

O esquema de pintura é a especificação técnica que descreve o que deve ser aplicado sobre a superfície a ser pintada e também o tipo de preparação necessário para recebimento da pintura. Essa descrição contém - via de regra - quais os tipos de tintas a serem utilizados, número de camadas, número de demãos por camada, tempos de secagem, espessura de camadas e espessura final. 

De maneira geral, as tintas podem ser classificadas em três tipos dentro de um esquema de pintura, sendo eles:

  • Tinta de Fundo (primer): dão adesão do esquema ao substrato, podendo ou não conter pigmentos inibidores de corrosão.

  • Tintas Intermediárias: auxiliam na proteção pois aumentam a espessura e são mais baratas que a tinta de fundo.

  • Tintas de Acabamento: protegem o sistema contra o meio ambiente e são os responsáveis por dar cor.

Além disso, é possível encontrar tintas de dupla função que realizam dois tipos em uma só, ou seja, possuem características de fundo e acabamento em um mesmo produto.

Vida útil da pintura industrial

A vida útil, ou durabilidade, da pintura industrial é discutida na fase de definição e especificação do esquema de pintura e está diretamente ligada ao ciclo de vida e custo de manutenção do ativo a ser pintado.

De forma geral, as pinturas industriais tem vida útil variável, podendo ser de 2, 5, 10, 15 ou até mais de 25 anos. Esse número irá depender das condições do meio em que o ativo está inserido, do esquema de pintura utilizado e da correta aplicação da tinta durante a pintura.

Naturalmente, e de acordo em sua durabilidade especificada, ao se utilizar uma pintura industrial, manutenções periódicas do esquema de pintura serão necessárias para garantir a continuidade da operação conforme projetado, podendo estas manutenções serem simples retoques ou até mesmo a substituição total da tinta envelhecida por outra nova. 

Cores na pintura industrial

Cada cor desempenha um papel importante na segurança industrial. Confira os principais usos das cores.

  • Vermelho: uso indicado para equipamentos de segurança. Exemplos: veículos de combate a incêndio, tubulação de água e fluidos de combate a incêndio, extintores, etc. 

  • Verde: cor utilizada em equipamentos de proteção pessoal.

  • Branco e branco com caixas pretas: demarcação de tráfego.

  • Amarelo: indica locais onde ter cuidados especiais e boa visibilidade, como escadas e passadiços.

  • Amarelo com faixas pretas: áreas perigosas.

  • Alaranjado: indicado estado de alerta. 

  • Azul: uso indicado para precaução.

  • Púrpura: indicar radiação.

A NBR 6493:2018 estabelece quais cores de tintas devem ser usadas em equipamentos e instalações industriais que passaram por pintura industrial, para facilitar a identificação, sendo elas:

  • Cor alumínio: usada em tanques de armazenamento, tubulações, estruturas metálicas em geral, vasos de pressão, entre outros.

  • Cor branca: usada em instalações de hidrocarbonetos gasosos, tanques de armazenamento de petróleo, etc. 

  • Cor azul: indicada para tubulações de ar comprimido.

  • Cor cinza-claro: vácuo.

  • Cor cinza-escuro: usada em eletrodutos.

  • Cor verde: para tubulações de água.

  • Cor preta: utilizada para indicar óleo combusti?vel.

  • Cor vermelha: para tubulac?o?es e instalac?o?es de combate a ince?ndio.

Quais são as vantagens da pintura industrial?

  • Ótimo custo x benefício.

  • Fácil aplicação.

  • Fácil manutenção.

  • Alta proteção anticorrosão.

  • Alta estética de acabamento.

  • Ampla gama de cores disponíveis.

Conheça tudo sobre as tintas da Lavic

No blog da Lavic Tintas temos diversos conteúdos preparados especialmente para você, abordando assuntos ligados ao mundo da pintura industrial e anti-corrosiva.

Abaixo, selecionamos as principais publicações relacionadas ao tema. Além disso, acompanhe sempre as nossas publicações:

Compre sua tinta industrial na Lavic Tintas!

A Lavic tem mais de 30 anos de tradição e qualidade, atendendo a população de Contagem e região. Somos representantes e distribuidores autorizados da Renner Coatings, HM Rubber e Tornado.

Nossa equipe de vendas é altamente treinada e especializada, e está apta a atender a todas as suas necessidades, desde a pré-venda até a pós-venda. Oferecemos suporte técnico durante todo o processo.

Temos muitas dicas importantes sobre os processos de pintura industrial em nosso blog. Confira todos os posts clicando aqui. Aproveite e deixe seu comentário.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Endereço: Av. João César de Oliveira, 3947, Loja B, Eldorado, Contagem - MG

Site: https://www.lavictintas.com.br/index.asp

Telefones: (31) 3351-2577 / (31) 99841-5395 - whatsapp

E-mails: vendas@lavictintas.com.br / vendas1@lavictintas.com.br


PUBLICADA EM: 09/12/2022 10:19:44 | VOLTAR PARA: Tintas Industriais | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Lavic Tintas



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Lavic Comércio de Tintas Ltda ME
CNPJ: 10.885.810/0001-26

Endereço e contatos

Av. João Cesar de Oliveira, 3947  - Loja B
Eldorado - Contagem / MG
CEP: 32340-001

(31) 3351-2577
(31)998415395

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.